Base de dados:
HAPS-DA
Pesquisar:
ANCILOSTOMIASE/PREVENCAO E TRATAMENTO []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 2   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 2
HAPS-DA
selecionar
Id:10 - (933)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Anon
Título:General Review ..-
Fonte:s.l; Fundação Rockefeller; Jun 10, 1914. 4 p. .
Resumo:O documento é datado de 10 de junho de 1914 e descreve o escopo de trabalho da Comissão Internacional de Saúde. Nesse sentido, determina-se como propósito geral da Comissão o auxílio no controle e tratamento da ancilostomíase e outras doenças controláveis, além do estabelecimento de agencias de promoção e saneamento e saúde pública, bem como a difusão de conhecimentos da medicina cientifica. Sobre a maneira da Comissão executar o trabalho, as observações feitas ao longo do documento estão relacionadas a cooperação dada aos órgãos governamentais pelas as agências de saúde pública. Essa assistência era ofertada para dar início aos trabalhos, a continuidade das ações ficava, posteriormente, sob a responsabilidade do governo em questão. As demais informações contidas nesse material se dedicam a expor o modo como se dava a organização para a realização das atividades e um exemplo realizado, entre os anos 30 e 40, no Brasil a respeito do mosquito transmissor da malária.
Descritores:Saúde Pública
Ancilostomíase/prevenção e tratamento
Medicina Preventiva
Agências de saúde
Localização:Rockefeller Archive Center

  2 / 2
HAPS-DA
selecionar
Id:6 - (929)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:JHJ
Título:The plan and progress of County Health work in Brazil ..-
Fonte:s.l; Rockefeller Archive Center; Set 5, 1923. 51 p. .
Resumo:O material relata o que foram as ações de saúde no período de 1916 a 1923. Inicialmente, os destaques são para as medidas voltadas para a saúde da população rural com a criação de um Departamento de Saneamento e Profilaxia Rural que tinha como foco combater as doenças endêmicas presentes nessas regiões, com o foco na malária e na ancilostomíase. A campanha de combate a ancilostomíase, ainda que tivesse apresentado bons resultados, foi considerada pelas autoridades como temporária. A necessidade de criar mecanismos para que o cuidado a saúde da população fosse permanente havia sido manifestado pelo diretor do Departamento Nacional de Saúde e o Presidente da República, e para isso era necessário pensar em unidades de saúde nos municípios, ressalta que o Conselho Internacional de Saúde cooperou com essa inciativa.As páginas seguintes são dedicadas a apresentar o plano de operação proposto na época para estabelecer esses postos de saúde no Brasil. No plano apresentado são contemplados temas como a relação das três esferas de governo na implementação das ações, enfatiza que a prioridade são aqueles municípios da zona rural que já passaram por uma campanha intensiva de combate a ancilostomíase, e destaca a necessidade de pensar estratégias no âmbito da educação através da realização de palestras e desenvolvimento de materiais impressos educativos. Além disso, em termos estruturais, pontua sobre questões relacionadas a saneamento básico e cuidados ambientais, bem como a construção de laboratórios estaduais para auxiliar nos diagnósticos, tendo em vista que os laboratórios municipais se atinham aos exames básicos. Na estrutura do plano de trabalho, embora a ancilostomíase seja o foco, combate à malária também é abordado. Sobre a equipe de saúde preconizada para a efetivação dessa proposta de trabalho, compunham médico (oficial de saúde/diretor), um secretário, um inspetor sanitário e um servente. No documento consta as atividades designadas para cada cargo, com ênfase naquelas que era responsabilidade do médico, que como Diretor do Posto/unidade deveria enviar relatórios mensais ao Diretor do Estado para o acompanhamento do progresso do trabalho. Há ainda um espaço dedicado a explicar como tratava o orçamento dessas unidades, onde a maior parte era voltado aos trabalhadores e preconizava que os salários deveriam ser atraentes e aumentados de acordo com a eficiência do trabalho e o tempo de serviço.
Descritores:Saúde da População Rural
Malária/prevenção e controle
Ancilostomíase/prevenção e controle
Saúde Pública
Equipe de Assistência ao Paciente/organização e administração
Localização:Rockefeller Archive Center



página 1 de 1


História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

Base de dados  HAPS-DA : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3